Nova União Estável ou Casamento

25.02.21 11:01 AM

A repercussão na herança dos Filhos

As pessoas que tem filho e resolve morar com alguém está assumindo uma união estável. Portanto, um novo casamento na igreja, no cartório, um contrato de união estável ou simplesmente começar a morar com alguém tem repercussões jurídicas idênticasÀ exceção das hipóteses de separação total de bens obrigatória, todos os demais regimes fazem com que o cônjuge seja herdeiro, reiterando que isto é válido também para as uniões estáveis. Portanto, ao decidir morar com alguém, a pessoa que já tem filhos, está admitindo um novo possível herdeiro.

 

Para ilustrar: Uma determinada pessoa era casada e tinha um casal de filhos. Divorciou-se e na partilha de bens, ficou com um imóvel comercial. Resolveu morar junto com uma nova pessoa, mas veio a falecer um ano depois. O seu casal de filhos é surpreendido ao saber que aquele imóvel comercial será repartido em três, pois o cônjuge também é herdeiro.

 

Não era isto que nosso protagonista esperava. Em nenhum momento ele ou ela imaginava que os seus filhos teriam impacto patrimonial com a sua nova relação. Nada menos do que 1/3 do seu patrimônio foi tirado do casal de filhos.

 

O regime de separação total convencional deveria afastar esta possibilidade, mas não o faz.

 

Há algumas soluções que podem ser utilizadas para diminuir o impacto disto, entre elas a DOAÇÃO para os filhos ANTES de começar esta nova união. É possível dar segurança para esta doação, mantendo o usufruto com o doador e colocando cláusula de incomunicabilidade e reversão. Contudo, não são todos que se sentem à vontade com este tipo de doação.

 

Outra solução é o TESTAMENTO. Contudo, o cônjuge é herdeiro necessário, logo, só metade do patrimônio pode ser objeto de testamento. Aqui o cônjuge receberia 1/6 deste imóvel.

Não se está dizendo que este novo cônjuge não deveria receber nada. O que não pode acontecer é a surpresa. Por isto que vem se repetindo em muitos posts aqui que é fundamental conversar com um advogado antes de tomar qualquer conduta que signifique a criação de um vínculo jurídico com outra pessoa e também para fazer um planejamento eficiente da sua sucessão, preservando as pessoas que você mais ama. 


Leia também:

Separação como Opção ao Divórcio

Muitos casamentos estão em crise por conta da pandemia. O divórcio não é a única solução. Se houver reconciliação, o casal terá que casar novamente ou viver em união estável. A radicalidade dos efeitos do divórcio, muitas vezes, faz com que o casal viva uma "inércia formal" na qual a situação jurídica é colidente com a situação de fato. Neste cenários, deve ser pensado junto com seu advogado se a SEPARAÇÃO não seria a melhor solução, já que o retorno ao status de casado OU a conversão em divórcio são atos bem simples.

Como contratar um Advogado para seu Divórcio

Veja como contratar um advogado para seu divórcio.

Como contratar um Advogado

Veja como contratar um advogado para qualquer questão que você tenha.