Manter os Cálculos Internos

17.02.21 09:39 PM

É recomendável que os cálculos judiciais sejam feitos pela empresa

Entendemos que é fundamental que os cálculos judiciais dos processos cíveis e trabalhistas sejam feitos dentro da empresa.

 

Reparamos que ocorre o seguinte: o gerente jurídico da empresa contrata um escritório de advocacia terceirizado. Quando existe a necessidade de se liquidar a sentença, muitas vezes este escritório procede a terceirização dos cálculos. Contudo, quem vai sentir no bolso este resultado é o próprio cliente, um pouco mais distante do que se deveria daquele que está fazendo os cálculos.

 

É conhecida a brincadeira de que a pessoa estuda Direito para fugir da matemática. Na verdade, existe uma deficiência estrutural no ensino da matemática e muitas vezes isto é sentido dentro de um processo judicial. Por exemplo, o departamento de cálculos do TJSP criou uma planilha padronizada (veja nosso post) que é negligenciada pelos operadores do direito, tanto de advogados que não a usam, como de juízes que não a requerem. A não utilização desta planilha a quem interessaria, pode significar perda de tempo valioso para esta execução ou embargos. 

 

O advogado do processo, evidentemente, é quem tem a última palavra na utilização desta planilha. As objeções que ele tiver aos cálculos devem ser discutidas com a empresa. A partir de então, teremos uma planilha, que é de conhecimento de todos e que será ao final aquilo que se entende que se deve pagar ou receber.

 

Observe-se que os cálculos judiciais, principalmente na área cível, não são complexos. Pelo contrário, são até simples. Não é incomum que juiz marque perícias desnecessárias porque simplesmente não entende, ou não quer entender, os pontos de divergência entre as partes. Daí a importância da uniformização dos cálculos, pois tende a ser mais fácil indicar em que células as diferenças estão e explicar porque o seu cálculo é o correto. 

 

As pequenas e médias empresas não tem possibilidade de possuir um gerente jurídico. Como sempre defendemos, é altamente recomendável que um escritório terceirizado exerça esta função (ver nosso post) e tudo que está sendo dito aqui é aplicável.

 

O ideal é o que a empresa multinacional, grande, pequena, média ou mesmo a pessoa particular, calcule o processo logo no início, categorizando a dívida em certa, provável, possível e remota. Esta análise tem que ser feita de maneira fria e conservadora. Esta informação é valiosa para a contabilidade assim como para a própria harmonia social, pois mesmo em empresas pequenas é necessário fazer o correto provisionamento, não distribuindo lucros de valores que certamente ou provavelmente serão pagos para o credor.

 

Este cálculo também é importante para se quantificar o preço dos honorários advocatícios. Se alguém sofre um processo de R$ 1 milhão, o qual sabe ser realmente devedor, não há muito o que ser feito e os honorários devem espelhar esta realidade. Se há razões concretas para afastar este valor, a habilidade do advogado será mais exigida e, por consequência, o preço dos honorários tendem a ser maior. Neste caso, a empresa pode procurar um escritório com o qual ela deposite mais confiança, ainda que seja mais caro.

 

Como sempre se diz, são os olhos do dono que engordam o boi.

Leia também:

Como Contratar Advocacia Empresarial

Pelo preço de R$ 2.326,24 você consegue contratar um bom escritório de advocacia. Veja o que você precisa saber para contratar um escritório para sua empresa.

Venha nos conhecer 

Agende uma reunião virtual conosco ou uma reunião presencial, aqui no nosso escritório, que fica na Vila Mariana, perto do metrô PARAÍSO.