I am not a Cat

11.02.21 03:35 PM

A importância de um Advogado Digitalmente Preparado

É importante que o advogado esteja atualizado sobre as ferramentas tecnológicas, para não colocar o seu cliente em uma situação desfavorável. O escritório de advocacia que se abstém de aproveitar das inovações, acaba por criar ruído na comunicação com seu cliente e contrapartes, emperra negociações e cria constrangimentos.

 

Hoje, o modo de convencimento do advogado deverá ser feito através da mídia digital. Audiências de conciliação, inquirição de testemunhas e debates são feitos por teleconferências. Saber usá-las, como se enquadrar, como falar, como replicar, são todos elementos fundamentais para o exercício da mais antigas das artes do advogado, que é convencer. Isto não serve apenas para o posição de fala do advogado: as testemunhas e o clientes não estão obrigados a saber usar esta ferramenta e é papel do advogado ensiná-los a usar tais ferramentas para que consigam passar a mensagem dentro de uma audiência virtual. Em especial, o depoimento pessoal do cliente pode ser peça chave no convencimento do magistrado e é o advogado que deve ensiná-lo como passar a sua verdade para o juiz. 

Além das audiências, existem diversas ferramentas tecnológicas que possibilitam racionalizar o serviço do advogado dentro do seu escritório. Mais do que a melhor performance interna, adotar estas ferramentas vai ensinar este escritório muito sobre tecnologia, o que será fundamental, por exemplo, quando o seu cliente apresentar para análise um contrato com um fornecedor de software. O Advogado que está dentro da redes sociais, além do exercício intelectual que faz ao elaborar cada um dos seus posts ou artigos, estará mais apto a defender um cliente quando este sofrer um problema de assédio nas mídias sociais. Tudo se conecta. O advogado que se atrapalha com seus e-mails será  muito pouco funcional em um cenário como este e ficará absolutamente deslocado nas reuniões que tiver com a diretoria, com os funcionários e com a contraparte. O advogado não precisa saber tudo sobre a LGPD, saber redigir os "termos de uso" de um site ou entender sobre a necessidade do código fonte da customização de um software, mas precisa, sim, identificar que isto é uma questão relevante e orientar na contratação da elaboração destes serviços. 

O advogado sempre teve que estar conectado com o seu tempo. Nos tribunais, grandes conquistas sociais e grandes conquistas pessoais tiveram o protagonismo de advogados antenados, que souberam empregar as normas criadas e a jurisprudência estabelecida em prol dos novos desafios que nasciam.

 

Os livros e os estudos são e sempre serão o alicerce de todo bom advogado. É na biblioteca — física ou virtual — que estão muitos livros clássicos, que são fundamentais para entender a atualidade. Nada é absolutamente novo, mas uma transformação daquilo que existiu, daí a importância de conhecer a história. Conhecer as novas tecnologias não é nada mais do que a repetição de um mantra: o advogado tem que estudar. 

Leia também:

Como Contratar Advocacia Empresarial

Pelo preço de R$ 2.326,24 você consegue contratar um bom escritório de advocacia. Veja o que você precisa saber para contratar um escritório para sua empresa.

Small But Hot

As pequenas empresas podem sofrer os mesmos processos que as grandes empresas. Considere a importância de ter um escritório de advocacia ao seu lado desde o início.

Venha nos conhecer 

Agende uma reunião virtual conosco ou uma reunião presencial, aqui no nosso escritório, que fica na Vila Mariana, perto do metrô PARAÍSO.