Usucapião Conjugal

21.01.21 12:08 AM

Cônjuge que abandona lar pode perder imóvel

Através de lei do ano de 2011 foi criado a usucapião conjugal. A norma legal foi inserida no Código Civil:


Art. 1.240-A. Aquele que exercer, por 2 (dois) anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 250m² (duzentos e cinquenta metros quadrados) cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.


§ 1 o O direito previsto no caput não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.

 

Um exemplo: O casal compra uma casa. O marido abandona o lar e a esposa continua morando naquele  imóvel, sem qualquer oposição do seu cônjuge ou marido. Passados dois anos, a mulher pode ingressar com uma ação de usucapião e obter para si integralmente o domínio do imóvel. É uma lei muito prudente, pois o outro cônjuge que foi abandonado à sua própria sorte, muitas vezes tendo que cuidar de filhos sozinhos, poderia ter que sair do imóvel, caso o outro cônjuge resolvesse voltar anos depois. 


Muitas pessoas perguntam se houver violência doméstica e a mulher for obrigada a fugir de casa, se esta norma se aplicaria. A resposta é NÃO, pois a mulher não está abandonando o lar, ela sendo expulsa ou saindo para preservar a sua dignidade humana. É lógico que tudo é uma questão de prova, assim, uma pessoa que sai de casa em uma situação como esta deve procurar um advogado ou as autoridades o mais rápido que for possível. 


A lei é bastante aberta e a tendência é interpretá-la de maneira restritiva. Uma coisa é um cônjuge sair de casa outra coisa é abandonar. Outro ponto é que os dois cônjuges tem que ter comprado o imóvel juntos, não podendo ser bem de herança ou um bem que já pertencia ao outro cônjuge. Em uma situação como esta é ainda possível falar de usucapião, mas não este de dois anos, mas alguma das outras formas, cujos prazos são sempre maiores.


Leia mais: 

Como contratar um advogado para seu Divórcio

Veja como contratar um advogado para seu divórcio, outras questões de direito de família. 

Nova União Estável ou Casamento

Uma nova união estável ou um casamento tem repercussão na herança dos seus filhos.

Ciladas do Amor Romantico - Que Regime Adotamos

Em "Ciladas do Amor Romântico - Regime de Casamento", destacamos o risco que existe no regime de comunhão parcial, considerando a perspectiva de pessoas independentes