Consulte seu CPF

08.12.20 01:54 AM

Veja onde consultar seu CPF e CNPJ

No mercado, existem três grandes birôs de crédito que são o SCPC - Boa Vista, Serasa Experian e SPC - Brasil. Se você não sabe se o seu nome está negativa ou sabe que está negativado, mas não onde, consultando o seu CPF ou o seu CNPJ nos três links acima, provavelmente o seu problema estará resolvido. 


Considere que você pode ter "nome sujo" não por conta de uma negativação, mas por existir um protesto. Os birôs de crédito irão repassar esta informação para os credores e estes podem decidir não vender a prazo ou não conceder um empréstimo para você, por saberem deste protesto. Por esta razão, colocamos também o link da Central de Protesto para que seja feita a pesquisa. 


O seu nome também pode ter  "nome sujopor conta de algum processo judicial. Geralmente, da Justiça Estadual, no qual há ações de cobrança, execuções, despejos, etc. Em São Paulo, clique neste site para fazer a pesquisa e, caso não encontre, tente o site da Justiça Federal.  


A negativação propriamente dita é quando um credor informa que uma obrigação não foi paga. É o caso do varejista que enviou o nome para o SCPC por conta de um boleto que não foi pago, como o banco que informou ao SERASA que a última parcela do empréstimo não foi quitada. Normalmente, é aqui que ocorrem as fraudes, quando alguém falsifica a documentação e utiliza o nome da vítima para comprar produtos, obter cartão de crédito, fazer empréstimos etc. Neste cenário, é bem verdade que a empresa ou o Banco também foram vítima de estelionatários, mas isto não lhes dá o direito de não ter cautela de tomar as medidas necessárias antes de enviar o nome de uma pessoa para tais cadastros. 


Também muitas empresas mantém a negativação além do prazo de 5 anos legais e isto é proibido. Isto não significa que depois deste prazo a dívida não existe mais, mas, sim, que não se poderá dar-lhe publicidade através dos birôs de crédito. 


Caso você tenha sofrido uma negativação indevida ou caso já se tenha passado 5 anos e o nome continue negativado, você pode entrar em contato com um advogado, pois você tem direito: a) nulidade desta anotação; b)danos morais. Em alguns casos há também danos materiais. Nós elaboramos no post Negativação Indevida um tutorial de qual documento você deve apresentar ao seu advogado. 

Veja Também:

Neste post nós explicamos o que são os birôs de crédito e as diferenças entre o SPC - Brasil, Serasa e SCPC - Boa vista.


Tutorial rápido a respeito dos documentos que devem ser entregues ao seu Advogado.