Proteção de Consumidor para PJ

27.11.21 02:52 PM

Pessoas Jurídicas também contam com a proteção do CDC

As PESSOAS JURÍDICAS ou seja, as empresas, também contam com a proteção do Código de Defesa do Consumidor.Veja-se, por exemplo, decisão datada de novembro de 2021:

                

EMBARGOS À EXECUÇÃO – Seguro saúde – Procedência – Afastada a cobrança do prêmio complementar (pela não observância do período mínimo de carência) – Insurgência da seguradora – Descabimento – Ao caso se aplica a Súmula nº 608 do STJ, de modo que o CDC é plenamente aplicável à hipótese – Pessoa jurídica, desde que  vulnerável, que pode ser protegida pelas normas consumeristas (art. 2º do CDC) – À atividade securitária também se aplica o estatuto do  consumidor, nos termos do art. 3º, § 2º, do CDC – Indevida a cobrança do prêmio complementar – Art. 17 da Resolução Normativa nº 195/09 da ANS que foi declarado nulo na Ação Civil Pública (nº 0136265-83.2013), movida pelo Procon do RJ contra a ANS, na Justiça Federal – RECURSO IMPROVIDO. (TJSP - 7 Câm. Dir. Privado - Rel. Des. Miguel Brandi - j. 24.11.2021 - AP 1009204-68.2021.8.26.0405)

                

Diferente das pessoas físicas, é necessário que o advogado da Pessoa Jurídica demonstre ao juiz que se trata de uma relação na qual o seu cliente é vulnerável. É o caso das empresas que contratam com BANCOS, SEGURADORAS, PLANOS DE SAÚDE, CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO PÚBLICO. Isto também pode acontecer quando se contrata serviços de armazenamento nas nuvens, SaaS e outras soluções técnológicas de grandes empresas.

                

Se tiver alguma dúvida, envie para nós uma mensagem, com um breve resumo que respondemos. 


Envie uma mensagem. 

Clique abaixo para enviar uma mensagem por EMAIL ou WHATSAPP.